Blog

Fique por dentro das novidades

Viagem de moto pela Mongólia: uma das melhores experiências do mundo! Será mesmo?

Expedições - 16/04/2018
Viagem de moto pela Mongólia: uma das melhores experiências do mundo! Será mesmo?

Nós cruzamos a Mongólia de moto em 2012 durante nossa “Expedição 5 Continentes”. Foi uma experiência inesquecível fazer uma viagem de moto pela Mongólia.

A natureza é brutal. No inverno os termômetros batem nos 40C e às vezes até 50C negativos! Obviamente que isso é determinante em todos os formatos de vida. Não se vê árvores nem arbustos. Apenas uma vegetação rala que eles chamam de estepes mongóis. No verão, elas tornam-se verdes vivas e se espalham pelas planícies a perder de vista. As vacas têm pelagem longa e os cavalos, em quantidade impressionante, são diferentes, lindos e selvagens.

É um país sem cercas, onde os animais vivem soltos. Um país de beleza bruta. O azul do céu é incrivelmente intenso. Cavalos malhados em liberdade completam a imagem maravilhosa. Uma verdadeira tela de cinema a cada dia!

Metade da população é nômade e vive do pastoreio de animais. Eles vivem em tendas redondas e brancas conhecidas por “gers”. Em cada uma vive uma família. À medida que o núcleo familiar cresce, monta-se mais uma “ger” ao lado da original e assim por diante. Às vezes formam-se verdadeiras linhas em círculo branco de tantas tendas.

Os mongóis são fortes e de aspecto rude, mas são receptivos como poucos povos no mundo. O inverno mongol os ensinou que dar abrigo a um passante equivale a preservar sua vida. Talvez por isso eles nos recebam em suas tendas como se fossemos velhos amigos. Uma taça de vodka nos é oferecida a cada tenda. Não é fácil achar o meio termo entre resistir e não parecer mal educado.

dwq Mongolia

As crianças brincam com águias como se fossem bichinhos de estimação. Os pequenos que há pouco aprenderam a andar, montam cavalos no pelo.

Tudo é muito diferente e distante do mundo que conhecemos. As descobertas se dão a cada dia, em cada cena do cotidiano. Essa é uma experiência que por si só é indescritível.

Agora imagine como é a sensação de pilotar pelas planícies em um espaço infinito, sem estrada, seguindo trilhas abertas pelas estepes, sem ninguém e com as fantásticas paisagens que só a Mongólia oferece. E tem mais, pense como é cruzar dezenas e dezenas de cavalos selvagens, malhados, soltos, às vezes galopando ao seu lado. É simplesmente sensacional! É um misto de liberdade com a leveza do que imaginamos que seja voar de asas abertas, como fazem as águias. Um sonho para qualquer motociclista!

Foi uma experiência tão marcante e intensa que decidimos organizar um grupo exclusivo para brasileiros. Eles irão viver esses momentos conosco na primeira quinzena de setembro deste ano, em uma viagem de moto pela Mongólia.

Temos à nossa disposição uma frota novinha de Royal Enfield 500. Elas são conhecidas pela robustez, mas também pelo seu comportamento “tratorzinho” e destemido. Perfeito para a Mongólia!

Montamos um roteiro sensacional onde poderemos viver os diversos cenários do país sem termos que nos preocupar com perrengues. Ficaremos longe do deserto de Gobi ao sul e do norte cheio de rios para atravessar. Vamos percorrer a região central, com planícies incríveis, montanhas e campos infinitos. Vamos dormir em acampamentos de tendas do tipo “gers” como fazem as famílias nômades mongóis, mas com camas confortáveis.

Teremos o apoio de um 4×4 de fabricação russa indestrutível. Vamos rodar de 5 a 6 horas por dia, mas percorremos uma média diária de apenas 120 a 150 km. Isso porque vamos curtir cada momento, cada descoberta, cada contato com os Mongóis, com a natureza e com os rebanhos soltos.

As paisagens são inacreditáveis e por isso faremos as fotos mais incríveis. Vamos construir histórias para serem contadas para as próximas gerações.

Acredite, é uma experiência pra lá de especial. Imperdível!

Respondendo então à pergunta do título deste post, SIM! Nenhum país do mundo oferece experiências tão prazerosas. Sem nenhuma dúvida, uma viagem de moto pela Mongólia é uma das melhores experiências do mundo!

Vamos? Veja mais detalhes desta viagem de moto para o aqui ou nos envie um Whatsapp pelo (11) 9 4152-2516

Marcelo Leite
Marcelo Leite

Posts relacionados

Inscreva-seInscreva-se para receber nossa newsletter